Trabalhos acadêmicos

Você sabe por que é importante produzir artigos científicos?

voce-sabe-por-que-e-importante-produzir-artigos-cientificos.jpeg

Se você quer seguir a carreira acadêmica, ou se já está em algum programa de pós-graduação, deve saber que produzir ao menos um artigo científico por semestre será parte de sua rotina. É por meio desses trabalhos que a sua produção é divulgada, seu currículo fica mais relevante e a sua trajetória na academia torna-se mais efetiva.

Independentemente da área que for seguir, o estudante deve manter a publicação de artigos sobre as suas pesquisas desenvolvidas ao longo do mestrado ou doutorado. E isso vale também para candidatos à carreira acadêmica.

Por que não publicar já durante a graduação? Com certeza, essa experiência vai garantir pontos extras nas seleções para os programas de pós. Continue lendo para saber mais!

Em primeiro lugar, qualifica a sua pesquisa acadêmica

Antes do artigo, existe a pesquisa. Dentro da sua área de estudos, você terá os seus assuntos de preferência, provavelmente os mais relacionados com o seu projeto de dissertação ou tese. Aprofundar esse assunto, levantar novas questões, proporcionar pontos de vista inéditos serão as suas atribuições. E a consequência natural desses estudos será a elaboração de artigos.

A cada nova publicação, os seus conhecimentos vão se aprofundar. Você acumulará novas fontes de pesquisa, qualificará os seus processos e, na hora de escrever a pesquisa final, terá mais propriedade para fazê-lo.

E, caso você ainda não esteja na pós-graduação, mas queira ingressar em algum programa, apresentar um currículo recheado de artigos será de grande ajuda! Para entender melhor, leia o próximo tópico!

É importante para quem ainda está na graduação

Sim, é isso mesmo. Embora a exigência seja menor, escrever e publicar artigos ao longo da faculdade é positivo, principalmente se o aluno deseja cursar mestrado ou doutorado. Mas como fazer bons artigos ainda nos primeiros anos de estudo?

Procure a orientação de professores. Se a sua faculdade tem programa de pós-graduação, converse com quem já está nele, para pegar dicas. Leia muito: artigos da sua área de interesse, livros, periódicos acadêmicos.

Procure os eventos da sua área e inscreva seus trabalhos. Se você participar de seleções futuras, seu currículo estará mais atraente. Caso não seja convocado, você sairá da faculdade com uma formação mais embasada.

É por meio do artigo científico que sua produção circula

Suas pesquisas desenvolvidas ao longo da pós-graduação devem circular. E o caminho para isto é a publicação de artigos científicos. Quanto mais fizer, mais suas ideias serão difundidas, e com o tempo você ganhará mais reconhecimento dentro da sua área.

Pense que outros estudantes poderão usar e referenciar as suas pesquisas por meio dos artigos. Os acadêmicos mais destacados e reconhecidos são aqueles que publicaram nas melhores revistas científicas. Lembre-se, ainda, que a publicação dos artigos garante que a sua propriedade sobre a sua própria produção. Portanto, invista seu tempo e esforços na produção frequente de artigos!

Com um currículo repleto de boas publicações, a sua trajetória acadêmica será mais proveitosa e destacada. Gostou das dicas? Você tem alguma dúvida sobre a publicação de artigo acadêmico? Conte para a gente nos comentários!

 

Sobre o autor

Oficina Só Português

A Oficina Só Português faz do seu trabalho uma certeza: é preciso descomplicar nossas relações com a língua portuguesa.

​Com rapidez, seriedade e competência, trabalhamos com a revisão de texto, tradução e transcrição de áudio. Buscamos entender a singularidade de cada trabalho e buscar uma construção individual e personalizada.

Deixar comentário.

Share This