Trabalhos acadêmicos

Pensando em seguir carreira acadêmica? Saiba por onde começar

pensando-em-seguir-carreira-academica-saiba-por-onde-comecar.jpeg

Boa parte dos estudantes de mestrado considera dar continuidade à carreira acadêmica. Formar-se professor ou pesquisador traz, além do grande prestígio intelectual, diversas oportunidades no mercado de trabalho.

A dedicação necessária é muito grande. Além da rotina complicada de muitos que precisam conciliar os estudos com o emprego, alguns requisitos demandam esforço dos alunos.

Desde a escolha da área de atuação até a atualização do currículo Lattes, muitas etapas e decisões precisam da atenção especial de quem quer seguir carreira acadêmica. E este post dará algumas dicas para que você faça tudo da melhor forma. Confira!

Faça a escolha correta da área de atuação

Geralmente, essa é uma escolha que costuma ser feita ainda na universidade, mas pode ser deixada apenas para a época do mestrado. Não há muito mistério.

É extremamente importante que o aluno busque uma área pela qual tenha real interesse e se identifique. Isso facilitará todo o processo e resultará na formação de um profissional capacitado para a vida acadêmica, seja como professor de nível superior ou pesquisador.

Dedique-se à iniciação científica

Essa atividade é uma forma de primeiro contato dos alunos de graduação com trabalhos de pesquisa científica. Ela é fundamental como primeiro passo para os estudantes, principalmente aos que futuramente decidirão seguir carreira acadêmica. 

O mestrado que tem, na sua linha de pesquisa, a mesma escolha da iniciação científica dará continuidade ao desenvolvimento do assunto escolhido. Isso será fundamental na decisão por qual área acadêmica seguir.

Saiba como funciona o processo seletivo e suas principais etapas

O início em uma pós-graduação strictu sensu requer o cumprimento de algumas etapas pelos futuros mestrandos, além da apresentação de documentos comprobatórios quanto à formação do candidato.

Elaboração do projeto de pesquisa

Primeiramente, é necessário observar o que o edital do curso de mestrado pede em relação ao projeto de pesquisa. Isso pode variar, pois cada instituição tem sua forma de proceder.

Mesmo considerando a possiblidade de variação da proposta, ela deve, obrigatoriamente, conter os seguintes itens:

  • delimitação do tema e do problema de pesquisa;
  • justificativa;
  • metodologia;
  • objetivo (geral e específicos);
  • expectativa de resultados;
  • revisão bibliográfica;
  • cronograma previsto.

A pesquisa é uma etapa crucial no processo seletivo do mestrado e, por isso, todo cuidado deve ser levado em conta na sua produção. Confira algumas dicas:

  • faça uma pesquisa que se relacione com o conteúdo programado para o curso;
  • na revisão bibliográfica, mostre conhecimento crítico sobre o tema;
  • proponha e aponte questões que serão respondidas com o desenvolvimento da pesquisa;
  • baseie sua pesquisa em referências fortes e dados atuais;
  • aponte seus objetivos específicos;
  • seja claro quanto ao tempo proposto para o desenvolvimento do projeto.

Atualização do currículo Lattes

A plataforma Lattes, concebida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, tem a função de integrar dados de pesquisadores. No currículo Lattes, o pesquisador tem todo o seu caminho acadêmico registrado, fazendo-se, então, obrigatória a atualização do documento pelos mestrandos que desejam continuar com a carreira acadêmica.

Confira todos os tópicos que devem ser abordado no currículo Lattes:

  1. Apresentação: resuma sua formação e experiência; destaque sua contribuição e suas áreas de interesse.
  2. Formação acadêmica: informe sua graduação e cursos complementares realizados.
  3. Experiência profissional: iniciando a seção de atuação, preencha suas experiências detalhadamente.
  4. Linhas de pesquisa: descreva suas participações em pesquisas e seus interesses acadêmicos principais. Inclua o tema de seu TCC.
  5. Prêmios e títulos: preencha essa seção com indicações a prêmios de pesquisa ou distinções recebidas na carreira profissional.

Os alunos são registrados no Lattes por meio de seu CPF. Acesse a plataforma, veja como ela funciona e inicie o preenchimento do seu currículo.

Perceba que a qualificação é fundamental para seguir carreira acadêmica

Além da iniciação científica e do próprio mestrado, a carreira acadêmica exige que o profissional seja extremamente preparado e qualificado em todas as áreas. O nível de cultura e conhecimento demandado poderá pesar caso o aluno não tenha fundamentos básicos bem apurados.

É preciso ter o hábito de ler, a capacidade de produzir artigos e textos, a desenvoltura para conduzir apresentações e a proficiência em uma língua estrangeira. A atualização constante é necessária, sendo que a busca por novos conhecimentos e áreas de atuação deve nortear os objetivos de um profissional da academia.

Qualificação em um segundo idioma

Assim como no mercado de trabalho, é imprescindível a proficiência em um segundo idioma na carreira acadêmica. Em alguns casos, a fluência é requisito para iniciar os estudos de mestrado em determinadas instituições, o que por si só já justificaria a importância desse fator.

Constantemente, durante a trajetória acadêmica, o profissional estará em contato com artigos e conteúdos em outras línguas, principalmente durante as pesquisas. Além disso, a possibilidade de fazer cursos fora do país e relacionar-se com acadêmicos estrangeiros será facilitada com o domínio de outro idioma.

Participação em eventos

Os eventos voltados à área escolhida promovem debates acerca de temas cruciais para a sua atuação. Geralmente, são abordados assuntos relevantes e tendências para a atualização e o desenvolvimento ainda maior do conhecimento do profissional acadêmico.

Os eventos são ótimas oportunidades de se fazer presente e, de fato, se mostrar para a área como um profissional ativo e que busca estar em constante avanço.

Networking

Além de atualizar conhecimentos, os eventos também são ótimas oportunidades para aumentar sua rede de contatos. Conhecer pessoas relevantes é importante dentro de qualquer área profissional e acadêmica.

São esses contatos que podem ser fundamentais em futuros projetos e pesquisas. Novas oportunidades de colocação no mercado também podem surgir. Se mostrar um profissional competente é fundamental para ser constantemente lembrado para ocupar cargos.

Portanto, esteja sempre em contato com profissionais da sua área. Busque estreitar laços, sempre mostrando que está disponível: primeiramente, para oferecer algo e, só depois, para extrair o que for de seu interesse.

Se a carreira acadêmica for sua escolha, tenha sempre o pensamento de que o caminho é feito de muito estudo e dedicação. O conhecimento deve nortear suas decisões, e a busca pela melhoria precisa ser constante.

Gostou do post? Agora que você já conhece os primeiros passos para seguir carreira acadêmica, curta a nossa página no Facebook e não perca mais nenhum conteúdo como este!

Sobre o autor

Oficina Só Português

A Oficina Só Português faz do seu trabalho uma certeza: é preciso descomplicar nossas relações com a língua portuguesa.

​Com rapidez, seriedade e competência, trabalhamos com a revisão de texto, tradução e transcrição de áudio. Buscamos entender a singularidade de cada trabalho e buscar uma construção individual e personalizada.

Deixar comentário.

Share This