Dizem que escrever uma dissertação ou tese é quase como ter um filho: são meses (para não dizer anos) de preparação e expectativa nesse processo de criação extremamente exaustivo.

O resultado de tanto esforço com certeza é recompensador, mas para quem está em pleno trabalho de parto, por assim dizer, não é tão fácil enxergar a luz no fim do túnel, e tem horas em que colocar toda a pesquisa no papel parece simplesmente impossível!

Para ajudá-lo a enfrentar esse desafio, separamos aqui 5 truques de como se concentrar para produzir textos melhores e com menos sofrimento. Incorpore esses hábitos à sua rotina e vença de uma vez por todas o medo da escrita!

1. Desligue-se do mundo lá fora

Não tem mesmo jeito de se concentrar para escrever se houver mensagens chegando o tempo todo no celular e no computador, familiares ou pets interrompendo seu trabalho e a vontade de ir fazer qualquer outra coisa ao alcance do mouse.

No momento em que for se dedicar à produção, portanto, seja radical:

  • desligue o celular;
  • coloque uma plaquinha de “não perturbe” na porta do escritório;
  • bloqueie o acesso às redes sociais;
  • e tire outras tentações do seu entorno.

2. Use estímulos sonoros para ter foco

Com as distrações eliminadas, é hora de aumentar sua concentração. Para isso, uma excelente estratégia envolve colocar o fone de ouvido e deixar-se levar pelo som.

Você pode usar ruídos brancos que bloqueiam os barulhos externos ao mesmo tempo em que aumentam seu foco, relaxar com seus artistas preferidos ou envolver-se nos instrumentais. Experimente diferentes estilos para descobrir qual deles é mais eficaz para você.

Utilizar sempre o mesmo tipo áudio, aliás, contribui para criar um gatilho para o seu cérebro. Assim, sempre que repetir o ritual de desligar o celular, fechar a porta e ligar a música, sua mente estará mais preparada para concentrar-se no trabalho.

3. Encontre o prazer na escrita

Não tem maneira mais segura de garantir o máximo de produção do que envolver-se de corpo e alma no trabalho. Quando isso acontece, as horas passam sem que a gente se dê conta e os parágrafos fluem quase sem nenhum obstáculo da nossa mente para o teclado.

Evidentemente, não é sempre que estamos nos sentindo tão interessados e próximos da pesquisa, contudo, é possível tentar encontrar esse sentimento ou, pelo menos, se aproximar dele para produzir mais e melhor. Mantenha-se motivado e transforme o trabalho em prazer!!

4. Saiba quando fazer um intervalo

Mesmo que você já tenha uma noção bastante nítida do que deverá escrever e só precise realmente colocar suas ideias na folha em branco, escrever um texto coeso e estruturado exige uma boa dose de esforço físico e mental.

Por isso mesmo, até nos momentos de maior produtividade, nosso corpo não dá conta de manter o ritmo por muito tempo, e saber quando parar é essencial.

Observe-se e não hesite em fazer uma pausa rápida sempre que se deparar com um bloqueio de criatividade. Uma simples ida ao banheiro, um lanche ou uma conversa descontraída com um familiar podem ser o que faltava para dar-lhe novo fôlego.

5. Vença a resistência inicial

Seja por ansiedade, medo ou pura preguiça de trabalhar — quem nunca sonhou em poder largar o computador e ir se divertir em plena segunda-feira? —, as primeiras linhas que escrevemos a cada dia talvez sejam as mais difíceis de produzir.

Vencido esse bloqueio inicial, no entanto, muitas vezes nos damos conta de que o trabalho não é assim tão penoso, e terminar o dia com algumas páginas a mais prontas é até bem satisfatório!

No lugar de deixar-se dominar pelos sentimentos que estão impedindo você de começar, então, pule de cabeça na escrita e apenas dê início à produção, mesmo que ela não saia tão perfeita quanto você gostaria. Se você começar o quanto antes, haverá tempo para revisá-la mais tarde!

Você usa algum dos hacks que citamos aqui ou tem outras dicas de como se concentrar para produzir textos? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!

O que achou desse post?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 5 / 5. Contagem de votos 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

Oficina Só Português

Oficina Só Português

A Oficina Só Português faz do seu trabalho uma certeza: é preciso descomplicar nossas relações com a língua portuguesa.

​Com rapidez, seriedade e competência, trabalhamos com a revisão de texto, tradução e transcrição de áudio. Buscamos entender a singularidade de cada trabalho e buscar uma construção individual e personalizada.

Faça um Comentário