Revisão de Texto Trabalhos acadêmicos

Como manter a qualidade das informações em uma pesquisa acadêmica?

como-manter-a-qualidade-das-informacoes-em-uma-pesquisa-academica.jpeg

Informações inverídicas ou mal apuradas podem comprometer todo e qualquer mérito de uma pesquisa acadêmica. A motivação pode ser desde problemas na tradução até a pura e simples displicência na checagem dos dados.

Não comenta esse erro! Aprenda as principais práticas para que sua pesquisa acadêmica mantenha a qualidade das informações e tenha o reconhecimento que merece neste post. Acompanhe!

Organize sua pesquisa

O primeiro passo parece óbvio: definir o tema da pesquisa. A primeira dica é escolher algo que você se sinta seguro e confortável para escrever sobre, não apenas o que desperta seu interesse — mas que você não domina. Após fazer isso, é necessário começar a organizar todas as fontes a serem consultadas — quem já escreveu e poderá ajudar na fundamentação da sua tese.

Não tenha medo de perguntar as pessoas — especialmente quem está te orientando — quais os melhores autores e bibliografias disponíveis. Se os dados forem insuficientes ou você quer ir além, existem Plataformas Online que são verdadeiras bençãos na vida dos acadêmicos, como estes:

 Agora, com as melhores referências possíveis, uma boa dica é começar a redação da sua pesquisa pelo resumo. Isso vai te permitir recortar melhor as informações que você já tem e as que ainda precisa.

 

Padronização e estilo

Não esqueça também de incluir a adequação do trabalho as regras da norma ABNT em seu processo de revisão. Todas elas podem ser consultadas no site da própria Associação Brasileira de Nomas e Técnicas. Além disso, é possível encontrar uma versão impressa do manual em quase todas as universidades e nos principais centros de pesquisa do país. Consulte o seu orientador.

Muitas vezes tendemos a encarar regras e padronizações como algo negativo, quando na realidade são um recurso valioso que ajuda na compreensão do leitor e na adequação do conteúdo.

Apuração

O conceito nasceu se popularizou nas redações dos jornais, mas sua aplicação é essencial para qualquer conteúdo que pretenda intermediar a transmissão de uma informação. Uma notícia de qualidade não deve conter informações falsas. Por isso é preciso ter cuidado redobrado na hora de checar os fatos que entrarão no texto final, aquele que será entregue para a avaliação.

Reler as fontes originais das citações, novas entrevistas para cruzar informações, revisar os dados e tabelas, são alguns dos métodos de apurações que podemos usar nas pesquisas acadêmicas. Faça esse processo como parte da revisão final para garantir a qualidade do seu projeto.

Faça Transcrições

Hora da entrevista! Você não é bobo e sabe que tentar memorizar tudo que foi dito para depois anotar ou usar no artigo é uma atitude muito, muito, muito burra a se tomar. É superestimar o poder da memória. Sem contar que, muitos detalhes que podem ser fundamentais para o desenvolvimento posterior da sua pesquisa acadêmica podem simplesmente passar desapercebidos na primeira vez que escutamos uma fala.

Fazer a entrevista com um bloco de notas ou um software de edição de texto a mão já diminui as chances das informações ditas simplesmente “se perderem”, mas dificilmente alguém escrevendo ou digitando consegue acompanhar a velocidade em que uma pessoa fala. Isso exige prática e, principalmente, concentração no ato da escrita. No fim das contas, em vez de entrevistar uma fonte que pode ser valiosa para sua pesquisa acadêmica, você acabará por “apenas” transcrever uma fala simultaneamente.

Para conseguirmos extrair as melhores informações possíveis, o ideal é que dediquemos o máximo de atenção possível ao que está sendo dito pelo entrevistado no momento da entrevista e e nos limitemos a fazer apenas anotações pontuais das falas e pontos que mais nos chamarem a atenção naquele momento. Isso é importante para, que entre outras coisas, você consiga analisar melhor o que for dito e perceber com mais clareza quando surgir um tópico que poderia ser melhor explorado pelo entrevistado.

Como dissemos, muitas vezes um ponto que poderá ser diferencial para o encaminhamento da sua pesquisa pode passar desapercebido no momento que estamos realizando a entrevista. Por isso não podemos abrir mão do processo de transcrição, mas o ideal é que ele seja realizado em um momento posterior.

A dica valiosa aqui é: grave as entrevistas para depois realizar a transcrição. Sim, transcrições podem ser trabalhosas e tomar muito tempo, mas são a melhor forma de garantir a qualidade das informações obtidas durante as entrevistas. Conheça algumas das principais, e mais práticas, formas para fazer transcrições de áudio.

Terceirize funções e ganhe agilidade

Muitas vezes estamos tão imersos na redação da pesquisa acadêmica que apenas um olhar de fora é capaz de encontrar problemas e soluções que passam despercebidos por nós. Melhor ainda quando esse olhar vem de alguém experiente e com prática no assunto. Por isso, nunca deixe de considerar terceirizar algumas tarefas que fazem parte do processo de revisão e apuração das informações de uma pesquisa acadêmica. Essa é uma solução especialmente boa para quem está diante de prazos cada vez mais curtos e tem a falta de tempo como uma das principais adversárias aos estudos.

Terceirizar tarefas que você não conseguiria realizar com qualidade é uma forma prática de concluir de forma ágil o curso de pós-graduação e amenizar a rotina corrida. Ao contrário do que muita gente possa pensar, não é algo ilegal ou imoral, inclusive é uma prática utilizada pelos maiores pesquisadores que costumam delegar tarefas de revisão e apuração para pesquisadores associados ou outros integrantes dos seus grupos de pesquisa. Contratar alguém para revisar sua pesquisa acadêmica, por exemplo, não tem absolutamente nada a ver com contratar alguém para escrever o conteúdo da pesquisa. Essa sim, uma prática ilegal, imoral e que deve ser abominada.

A Oficina Só Português é uma empresa que oferece serviços de tradução, transcrição de áudio e revisão de texto. Ela é especializada em pesquisas acadêmicas e trabalhos de conclusões como monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorados.

Conheça a Oficina Só Português e seus processos de qualidade completos e com preço competitivo. Uma excelente opção de terceirização e uma grande aliada na manutenção da qualidade das informações da sua pesquisa acadêmica.  

Sobre o autor

Oficina Só Português

A Oficina Só Português faz do seu trabalho uma certeza: é preciso descomplicar nossas relações com a língua portuguesa.

​Com rapidez, seriedade e competência, trabalhamos com a revisão de texto, tradução e transcrição de áudio. Buscamos entender a singularidade de cada trabalho e buscar uma construção individual e personalizada.

Deixar comentário.

Share This