Revisão de Texto Trabalhos acadêmicos

6 dicas para manter o interesse do leitor em textos acadêmicos

6-dicas-para-manter-o-interesse-do-leitor-em-textos-academicos.jpeg

Dos artigos mais curtos às teses de doutorado, as produções universitárias não são exatamente famosas pela leitura fluida e divertida, não é? Mesmo textos de alto nível, que seguem a metodologia científica à risca, podem acabar sendo extremamente enfadonhos.

Pois se você se preocupa em manter não só a qualidade, mas também o interesse em textos acadêmicos, no post de hoje trouxemos 6 dicas que poderão ajudá-lo. Fique de olho e saiba como melhorar sua escrita para deixar o leitor cada vez mais curioso e envolvido com a sua pesquisa!

1. Defina os elementos-chave do seu texto

Entender muito bem sobre o que você está escrevendo e como gostaria de expor seu raciocínio é algo crucial para conseguir repassar a mensagem com clareza no seu texto.

Sendo assim, o primeiro passo é definir muito bem os elementos-chave que vão compor a sua escrita. São eles:

  • Hipótese: o que você está investigando? Qual é o objeto da pesquisa, isto é, o que ela está tentando provar, averiguar ou questionar?

  • Justificativa: por que a sua hipótese é relevante, que motivos o levam a explorá-la e quais são os objetivos concretos por trás da sua pesquisa?

  • Metodologia: como você pretende cumprir com seus objetivos e testar sua hipótese?

É claro que dependendo da sua área e das especificidades do seu trabalho, essa lista pode ser um pouco diferente. Na dúvida, não deixe de conversar com seu orientador sobre o assunto.

2. Exponha o esqueleto da pesquisa desde o resumo

Em seguida, certo de que você mesmo tem os pontos mais importantes do seu texto muito bem definidos para si, é hora de compartilhar isso com o seu leitor para permitir que ele o acompanhe.

Na introdução e no resumo, exponha sistematicamente o que você está pesquisando, por que, e — talvez o mais importante para manter o leitor fisgado — qual será o caminho traçado por você ao longo do texto.

Com esse passo a passo já dado logo de partida, ficará mais fácil seguir seu raciocínio sem se perder.  

3. Não superestime o conhecimento do seu leitor

Depois de passar tanto tempo mergulhado no seu projeto, é natural que você fale dele com muita desenvoltura. No entanto, não se esqueça de que, muito provavelmente, quem lerá seu texto não tem tanto conhecimento de base sobre a sua pesquisa.

Pensando nisso, sempre que possível, preze pelo didatismo ao longo da sua escrita no lugar das frases complicadas e pouco explicativas, que só os especialistas poderão entender.

4. Saiba quando usar notas de rodapé

Uma excelente maneira de conduzir o leitor quase que pela mão é utilizar as notas de rodapé para esclarecer termos técnicos, embasar um argumento ou contextualizar uma afirmação.

Só tome cuidado aqui para não exagerar: o excesso dessas notas e a consequente interrupção constante da leitura podem matar o entusiasmo de qualquer um pelo seu texto.

5. Evite períodos longos demais

Apesar de sofisticados e, por vezes, bastante adequados à escrita acadêmica, aqueles períodos compridos, cheios de orações subordinadas, não são seus aliados na hora de conquistar o interesse pelo texto.

Para fugir deles, uma boa estratégia é ler o que você escreveu em voz alta: sempre que precisar parar para tomar fôlego, divida o período com pontuação, conectores e outros. A formalidade em excesso também pode ser um defeito nos textos científicos!   

6. Finalize com uma revisão profissional

Por último, não se esqueça de que grande parte do interesse de quem está lendo seu texto também vem da credibilidade da sua pesquisa, que pode sair prejudicada pelos erros de gramática ou ortografia.

Além disso, um serviço de revisão também contribuirá para eliminar outros problemas de linguagem atrapalhando seu texto, como repetições, ambiguidade e mais obstáculos que não passam despercebidos pela lupa de um profissional!

Viu como manter o interesse em textos acadêmicos não é tão difícil? Siga a Oficina Só Português no Instagram, Facebook e Twitter e continue antenado nas nossas dicas!

 

Sobre o autor

Oficina Só Português

A Oficina Só Português faz do seu trabalho uma certeza: é preciso descomplicar nossas relações com a língua portuguesa.

​Com rapidez, seriedade e competência, trabalhamos com a revisão de texto, tradução e transcrição de áudio. Buscamos entender a singularidade de cada trabalho e buscar uma construção individual e personalizada.

Deixar comentário.

Share This