Coletar dados científicos é uma tarefa meticulosa, que não pode ter erros. Por isso, é de grande importância procurar as melhores técnicas disponíveis para fazer isso, e uma das melhores é a entrevista.

Como acertar ao fazer entrevistas em pesquisas acadêmicas e ter bons resultados? Veja as 6 dicas que separamos para ajudar você a ser realizar essas entrevistas com eficiência.

1. Conheça bem o assunto

Antes de decidir quais perguntar formular, você deve conhecer muito bem o assunto. Os entrevistados percebem o quanto você sabe sobre o tema.

Iso ajudará a ter um objetivo claro, o que por sua vez fará com que você elabore e realize entrevistas em pesquisas acadêmicas com maior facilidade, simplicidade e rapidez.

2. Selecione uma técnica de entrevista apropriada

Após definir que tipo de dados se espera coletar, você deve selecionar o melhor método para realizar as entrevistas.

Veja as principais técnicas utilizadas na realização de entrevistas em pesquisas acadêmicas:

  • informal: se dá por uma conversa descontraída, e o objetivo é ter uma visão aproximada sobre o problema;
  • separada por pautas: o entrevistador define pontos específicos que deseja saber, faz poucas perguntas e dá bastante liberdade para as respostas;
  • formalizada: tem uma relação fixa de perguntas, que são iguais para todos os entrevistados, e por isso permite gerar dados estatísticos.

3. Monte perguntas com um objetivo claro

Qualquer que seja a técnica das entrevistas que você selecionou, a atenção com seus entrevistados deve ser redobrada. Nenhum deles vai gostar de responder perguntas que parecem levar a lugar nenhum ou que não fazem sentido.

Deixar claro qual é o objetivo de cada pergunta, ou ao menos oferecer uma visão geral no inicio da entrevista, facilitará muito a colaboração e compreensão dos entrevistados. Se fizer isso, você conseguirá coletar os dados que espera com maior facilidade.

4. Grave áudios

As gravações de áudio tendem a facilitar o seu trabalho com as entrevistas em pesquisas acadêmicas, te deixam mais tranquilo e evitam que o trabalho seja feito às pressas.

Preocupar-se em escrever tudo exatamente como o entrevistado disse pode fazer com que você se perca quanto às perguntas ou perca tempo durante entrevista.

Fazer gravações de áudio e transcrever posteriormente as respostas te dará agilidade durante a conversa e vai ajudar a garantir a integridade dos dados apresentados.

5. Mantenha sempre a calma

A entrevista é um meio de coleta de dados crucial para a sua pesquisa. Em alguns momentos esses dados podem ser diferente dos que você tinha em mente.

Se isso acontecer, não se desespere. Manter a calma o ajudará a encontrar o melhor processo para realizar as entrevistas em pesquisas acadêmicas.

Talvez alguns entrevistados divaguem ou até mesmo mudem o foco da pergunta. Caso isso aconteça, seja gentil e volte discretamente ao tópico que deseja abordar.

6. Cite corretamente as entrevistas na dissertação

Depois de passar por todo esse processo de entrevistas em pesquisas acadêmicas, chegou a hora de organizar os resultados na sua dissertação.

Não se esqueça que as entrevistas servem para fortalecer o seu argumento. Fazer delas o seu argumento completo ou colocá-las na íntegra no lugar de sua conclusão pode ofuscar a inovação do seu trabalho e até fazer que fiquem numa formatação inadequada.

Fazer entrevistas em pesquisas acadêmicas envolve dedicação e trabalho sério. No entanto, seguir as 6 dicas que apresentamos fará com que você utilize essa técnica de coleta de dados do jeito certo e tenha bons resultados para apresentar em sua dissertação.

Gostou das dicas para criar entrevistas em pesquisas acadêmicas? Quer mais informações sobre o assunto? Então não deixe de nos seguir no Facebook!

O que achou desse post?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 4 / 5. Contagem de votos 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

Oficina Só Português

Oficina Só Português

A Oficina Só Português faz do seu trabalho uma certeza: é preciso descomplicar nossas relações com a língua portuguesa.

​Com rapidez, seriedade e competência, trabalhamos com a revisão de texto, tradução e transcrição de áudio. Buscamos entender a singularidade de cada trabalho e buscar uma construção individual e personalizada.

Faça um Comentário