De simples trabalhos avaliativos ao TCC, passando pela publicação de artigos e submissão de resumos para congressos, na vida acadêmica, é impossível fugir das normas da ABNT.

Porém, apesar dessa onipresença das regras que uniformizam a formatação de trabalhos científicos e universitários em todo o Brasil, a verdade é que pouquíssima gente se sente à vontade com elas, o que pode acabar prejudicando ou inibindo sua produção acadêmica.

Que tal deixar essa insegurança para trás de uma vez por todas e esclarecer hoje 5 das dúvidas mais frequentes sobre a ABNT? Continue lendo e descubra como formatar seus trabalhos não precisa ser nenhum bicho de sete cabeças:

1. Como devem ser formatadas as citações do trabalho?

Fontes de dúvidas e preocupações frequentes quando o assunto são os trabalhos acadêmicos — afinal, ninguém quer ser acidentalmente acusado de plágio —, as citações podem ser de dois tipos:

  • diretas, quando você repete parte do trabalho ou texto de outra fonte;
  • e indiretas, quando você apenas menciona ou escreve, nas suas palavras, sobre uma ideia ou fato proveniente de outra fonte, sem incluir nenhum trecho copiado e colado.

Nas citações indiretas, a regra é simples: basta acompanhá-la de um parêntese com o nome do autor em caixa alta, seguido de vírgula e do ano da publicação da fonte. No caso das diretas, é preciso incluir também o número da página em que a citação se encontra.

Vale lembrar ainda que as citações diretas cujo tamanho ultrapassar 3 linhas devem vir em um parágrafo separado, com recuo de 4cm na margem esquerda e sem aspas.

2. Meu trabalho deve ser composto de que partes ou seções?

Os trabalhos de conclusão de curso devem conter obrigatoriamente as seguintes partes, nesta ordem:

  1. capa;
  2. folha de rosto;
  3. folha de aprovação;
  4. resumo na língua do TCC;
  5. resumo em língua estrangeira;
  6. sumário;
  7. introdução;
  8. desenvolvimento;
  9. conclusão;
  10. referências.

Além disso, dependendo do tipo de trabalho realizado e do tipo de dado incluído no seu TCC, você pode ainda acrescentar outras seções, como anexos, apêndices, glossários, agradecimentos e dedicatória.

3. Quando é adequado inserir notas de rodapé?

O objetivo das notas de rodapé é acrescentar ao texto informações pertinentes, mas não indispensáveis, sem interromper a leitura e o raciocínio desenvolvido por você ali. Para isso, as notas podem ser de dois tipos:

  • de referência, quando trazem a referência de uma citação direta ou indireta, de acordo com as regras relativas a cada um desses tipos de citação;
  • ou explicativas, com breves esclarecimentos que possam contribuir para a compreensão do leitor no parágrafo ou frase acrescido da nota.

De maneira geral, o uso de notas explicativas é bastante flexível, podendo ser adaptado às suas necessidades. Tanto em uma quanto em outra, as referências mencionadas, ainda que completas, também devem ser incluídas na bibliografia no final do trabalho.

4. Posso usar páginas da web como referência no trabalho?

Desde que você esteja seguro da confiabilidade das fontes que você consultou on-line, não há problema nenhum em utilizá-las e citá-las no seu trabalho.

Nesses casos, a referência deve vir acrescida obrigatoriamente da URL do artigo ou site, bem como da data em que você o acessou, já que pode acontecer de a página sair do ar ou ser modificada até a entrega do seu trabalho. A referência fica assim:

SOBRENOME, Primeiro nome do autor. “Título da página”. Ano de publicação. Disponível em: <URL completa>. Acesso em: dia/mês/ano.

5. Onde posso consultar as normas da ABNT?

As normas completas e atualizadas podem ser adquiridas por você no Catálogo da ABNT on-line. Além disso, elas também podem ser consultadas em manuais diversos, lançados por professores, instituições de ensino e outros. Ao comprar ou pegar um manual na biblioteca, lembre-se de checar seu ano de publicação para ter certeza de que ele ainda está atual.

Outra opção é contratar um serviço de adequação às normas da ABNT para ter certeza de que seu trabalho está mesmo formatado corretamente. De quebra, você pode aproveitar para pedir uma revisão profissional do português e deixar seu TCC impecável!

Conseguiu esclarecer suas dúvidas sobre as temidas regras da ABNT? Então compartilhe essas informações com seus colegas nas redes sociais e fortaleça seu networking!

O que achou desse post?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 4.9 / 5. Contagem de votos 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

Oficina Só Português

Oficina Só Português

A Oficina Só Português faz do seu trabalho uma certeza: é preciso descomplicar nossas relações com a língua portuguesa.

​Com rapidez, seriedade e competência, trabalhamos com a revisão de texto, tradução e transcrição de áudio. Buscamos entender a singularidade de cada trabalho e buscar uma construção individual e personalizada.

Faça um Comentário