Escrever um artigo científico faz parte da rotina de qualquer acadêmico. Afinal, é por meio desse tipo de trabalho que o estudante demonstra seu progresso, difunde suas ideias e constrói o seu currículo, dando vazão aos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas. Independentemente de qual for a área, o aluno deve estar sempre preparado para escrever um bom artigo.

As exigências da academia e das revistas de divulgação científica estão cada vez mais altas, e, com isso, redigir um trabalho de alto nível é um desafio permanente. Porém, as recompensas são grandes: os autores mais reconhecidos em seus campos de conhecimento são aqueles que apresentam um currículo recheado de títulos de relevância e qualidade. Como entrar para esse time?

Aprenda neste post a escrever um artigo científico que vai marcar sua vida acadêmica!

1. Defina muito bem o tema e o problema de pesquisa

Isto já deve ser óbvio para um estudante de pós-graduação, mas não custa relembrar: o tema é o assunto a ser abordado, já o problema de pesquisa é a questão que deve ser respondida no desenvolvimento do trabalho. Ter esses dois pontos bem definidos no início da pesquisa é meio caminho andado.

Mantenha-se muito informado sobre as produções da área que você pesquisa, leia as principais publicações e converse com colegas do ramo. Assim, você aumenta a possibilidade de elaborar um tema e um problema de pesquisa originais e pouco explorados.

2. Busque autores afins à sua pesquisa

A dica anterior é importante por outro aspecto: quanto mais você ler pesquisas do assunto que estuda, mais você conhecerá a estrutura e a linguagem empregada nesses trabalhos. Assim, na hora de escrever o seu, o processo será natural. É uma questão de inspiração.

Não se esqueça de fazer uma pesquisa embasada dentro do tema que pretende explorar. Quanto mais referências tiver, mais rica será sua argumentação.

O momento de começar a escrever deve ser definido de acordo com o que funcionar melhor: se para você é mais interessante iniciar a redação após finalizar a pesquisa, faça isso. Caso o ideal seja pôr as ideias no papel, gradativamente, no desenrolar do trabalho, então escolha essa prática.

3. Esboce o esqueleto do artigo

Escreva um parágrafo delimitando o tema. Depois, redija uma lista de tópicos com os argumentos da sua pesquisa. O próximo passo será preencher cada tópico, desenvolvendo a argumentação, demonstrando a revisão de literatura, apontando exemplos e incluindo gráficos, caso necessário.

É assim que você deve encaminhar seu artigo, até chegar ao ponto final. O método é bom para que você não se perca, pois uma boa pesquisa gera muitas informações, e, esboçando um esquema prévio, você garante um norte para escrever o artigo.

4. Releia criticamente

Após o fim do trabalho, deixe-o de lado por alguns dias. Depois, retorne ao artigo, relendo-o criticamente. Preste atenção à coesão e ao desenvolvimento do texto: uma ideia deve ligar-se a outra. Essa releitura também é útil para detectar falhas nas frases, erros gramaticais e sintáticos, e também para ter novas ideias.

Não dispense, porém, uma leitura externa, de preferência feita por um profissional qualificado em revisão acadêmica. O revisor também poderá ajudá-lo a adequar o texto às normas da ABNT e melhorar o estilo da escrita. Essa etapa pode ser definitiva para o sucesso de seu artigo.

Seguindo essas dicas, você melhorará sua habilidade em escrever um artigo científico de sucesso, o que significará maior reconhecimento no meio acadêmico. Conquistar uma publicação em uma revista especializada ou uma bolsa, por exemplo, estão ao alcance dos alunos que se superam.

Quer mais dicas para impulsionar seus estudos? Curta a página da Oficina Só Português no Facebook e acompanhe as atualizações do blog!

O que achou desse post?

Clique em uma estrela para classificá-la!

Classificação média 5 / 5. Contagem de votos 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar esta postagem.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos como podemos melhorar este post?

Oficina Só Português

Oficina Só Português

A Oficina Só Português faz do seu trabalho uma certeza: é preciso descomplicar nossas relações com a língua portuguesa.

​Com rapidez, seriedade e competência, trabalhamos com a revisão de texto, tradução e transcrição de áudio. Buscamos entender a singularidade de cada trabalho e buscar uma construção individual e personalizada.

Faça um Comentário